Combustível

O combustível utilizado é o propano, que é um gás liquefeito de petróleo usado pela indústria.

O combustível utilizado é o propano, que é um gás liquefeito de petróleo usado pela indústria (para alimentação de fornos, caldeiras, etc.). O gás de cozinha que utilizamos em nossas casas (conhecido como GLP) é uma mistura de butano com o propano numa proporção de 60% para 40% - conforme a região (dependendo da temperatura local) - além das disponibilidades comerciais. 

O propano é adicionado ao butano (um gás também liquefeito de petróleo, porém mais barato) para aumentar sua pressão. 

Para que possamos comparar os dois, vê a seguinte tabela: 

Composição química Peso Densidade Pressão 
Propano C3H8 508 gramas/ litro 1,54 9,5 bar 
Butano C4H10 584 gramas/ litro 2,09 6,0 bar 

Como podemos ver na tabela, o propano é mais denso e mais pesado que o ar, portanto, ao se fazer a recarga dos cilindros (refil), deve-se tomar muito cuidado com fugas, pois o propano além de incolor, "desce" ficando ao nível do solo (por esse motivo é que as companhias de gás adicionam aos gases liquefeitos de petróleo o cheiro característico para alertar às pessoas a presença dele no ar). 

Ainda como curiosidade podemos citar uma particularidade dos gases liquefeitos de petróleo: ao expandirem-se, passando do estado liquido ao gasoso, aumentam consideravelmente de peso, no caso do propano, 1 metro cúbico na fase liquida pesa 0,508 Kg e na fase gasosa 1,8613 Kg. 

O propano, por ter uma pressão maior, também é mais eficiente ao produzir calor durante a queima.